BLOG

Como o curso me ajudou – Depoimento da gestante LY

Categoria: Depoimentos Famílias HB |

Logo que soube que estava grávida, procurei me informar a respeito de parto e gestação. Uma das coisas que me impressionou foi perceber que cesárea é sinônimo de parto no Brasil, como se não houvesse outra forma de parir.
O que me aliviou foi encontrar pessoas, profissionais de saúde que não só acreditam, como também experienciaram outra forma de trazer um bebê para o mundo. Uma forma cuidadosa com o corpo da mulher e corpo que ela abriga dentro de si, que tem o seu próprio tempo de nascer, o nascer da mulher como mãe e do seu bebê. O respeito e a forma amorosa como é cuidado todo esse processo me levaram a optar por um parto natural.
E tomar essa decisão não é fácil, porque a família geralmente não aceita um parto não medicalizado, não só por não ter informação como também pelo medo e terror propagados pelo discurso médico, como sendo um evento envolvendo grandes riscos e, assim demandando uma série de intervenções. Claro que em alguns casos essas intervenções são necessárias, mas não em sua maioria.
Diversas vezes fui influenciada por esses discursos e histórias familiares ou de amigos e muitas vezes acabei me questionando se realmente estava tomando a decisão certa, ou seja, se a opção por um parto natural seria o melhor para mim e, principalmente, o melhor para o meu bebê.
O curso HB me mostrou que o meu corpo é totalmente capaz e está preparado para o parto e que esse processo pode ser tranqüilo e suave. Uma confiança no meu corpo e no parto como um processo natural começou a surgir. E nos momentos em que eu me questionava a respeito da minha decisão por um parto natural, cada vez eu me sentia mais segura e confiante diante da minha decisão e também mais próxima do meu desejo, vislumbrando e visualizando um parto tranqüilo, prazeroso e amoroso.
Descobri também, através do HB, que o parto pode ser uma experiência de puro êxtase e gratidão, em que a mulher pode se apropriar desse momento tão importante na sua vida e da sua família. Além disso, esse empoderamento do corpo e do parto me ajudou a florescer como mãe, tornando-me mais disponível e confiante para a maternagem do meu bebê. E isso está fazendo toda a diferença no meu estado de espírito, estou mais segura e feliz. Ao contrário do que aconteceu logo no início da gestação, em que questionava veementemente a minha capacidade de ser mãe.
Percebi uma mudança de postura do meu marido depois do curso, ele se tornou mais participativo e se empoderou do seu papel de companheiro e pai; tornando-se defensor do nosso plano de parto diante da equipe de profissionais e de familiares. Essa postura me trouxe mais confiança e contribuiu para me sentir mais segura e protegida.
Minha vivência com o HB me trouxe autoconfiança, confiança no meu corpo, no processo natural do parto, e na mãe que estou me tornando.
Acredito que essa técnica traga benefícios para outras opções de parto e também no caso de algum imprevisto no parto, porque traz a sensação de estar mais inteira e disponível para esse momento.

LY, participou da primeira turma do

Curso de Preparação para o Parto HypnoBirthing Brasil,

teve seu parto natural em uma Casa de Parto de São Paulo em abril de 2014

🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *