BLOG

HypnoBirthing alinhado com Michel Odent – Entenda porquê!

Categoria: Conhecendo mais o método HB |
Você conhece o famoso médico francês Michel Odent, defensor do parto natural e sua simplicidade conduzida pelos instintos da mulher?
Este homem tem uma história muito interessante e bonita que embasa suas postulações sobre a forma livre de vivenciar o trabalho de parto… isso mesmo, não há regras sobre o que deve ou não ser feito!!
Michel acredita que cada mulher em trabalho de parto deve ouvir as solicitações de seu próprio corpo, capaz de conduzi-la exatamente ao que é melhor para ela e para o seu bebê. Para que isso aconteça, para que a mulher consiga ouvir a voz de seu próprio corpo, ela deve estar em um ambiente calmo e protegido, com silêncio absoluto, ou seja, sem receber orientações, sugestões e até mesmo toques (massagem, exames desnecessários, etc) por parte de seu acompanhante ou equipe. Qualquer pessoa no cenário do parto tem a única e exclusiva função de apoiar a mulher (e consequentemente o bebê) física e emocionalmente, atendendo SEUS pedidos e sugestões, SUAS demandas e orientações, de forma empática e acolhedora. Michel acompanhou milhares de mulheres parindo e milhares de bebês nascendo e os apoiou desta forma minimamente invasiva, garantindo 100% de satisfação!*  É dele o título “O Renascimento do Parto” que deu origem ao nome do filme que foi aos cinemas em 2013 e tem ajudado tantas famílias a humanizar suas relações com a gestação e o parto. Também é dele a frase “Para mudar o mundo é preciso mudar a forma de nascer”.
Após esta pequena introdução sobre este personagem tão importante, com certeza você conseguiu entender o quanto o HypnoBirthing está alinhado com suas teorias, certo?
Tendo em vista que hoje em dia, muitas de nós temos dificuldade para compreender os sinais de nossos corpos, é interessante aprender nossas técnicas simples que possuem apenas este objetivo: AJUDAR AS MÃES A OUVIREM SEUS CORPOS E SEUS BEBÊS.
A ideia não é seguir imitar ou seguir um padrão sugerido nos relatos ou vídeos de parto HypnoBirthing ou qualquer outro (portanto, não se preocupe se você gritou ou sentiu dor durante seu parto, ele ainda foi um lindo parto HypnoBirthing!). Cada mãe é uma mãe, cada corpo é um corpo e cada bebê é um bebê, cada um com suas necessidades diferentes a cada momento. Lembrem-se: a nossa proposta é ensinar às mães como deixar de lado as antigas crenças e mitos bombardeados desde que nascemos e que nos fazem acreditar que o parto natural ou normal é difícil e doloroso. Somente desta forma, se liberando dos medos relacionados ao parto e maternidade/paternidade, é possível vivenciar o parto de uma forma tranquila e gostosa. Sem medos ou intervenções indevidas, naturalmente o corpo da mulher e do seu bebê trabalham harmonicamente em um parto tranquilo e muitas vezes rápido e confortável, proporcionando um nascimento feliz, saudável e gentil.
Lembrar às pessoas a simplicidade da gestação e do parto (que têm acontecido compulsoriamente e sem assistência há milhares de anos) faz parte da nossa filosofia. Assistir o parto e nascimento com o mínimo de intervenção é a nossa principal forma de atuar 🙂

*Por causa de tudo o que ele observou e viveu durante longos anos de carreira, ele é autor de 12 livros relacionados à parto, nascimento e saúde primal, bem como é fundador do primeiro Centro de Pesquisa em Saúde Primal (saúde da concepção até o primeiro ano de vida)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *