Para facilitar o entendimento do método, leia em tópicos simples e fáceis de entender algumas explicações sobre o maravilhoso HypnoBirthing 😉
– Relaxamento no HypnoBirthing:
Assim como respirar, digerir e filtrar o sangue, o parto é também uma função fisiológica que o corpo (sozinho) tende a completar com sucesso. Portanto, qualquer tipo de excesso, distração ou racionalização pode ser fonte de problemas, travas ou atrasos… Parece estranho mas é bem fácil perceber… Experimente prestando atenção na sua respiração durante 1 minuto: faça isso agora mesmo e perceberá o quanto é difícil observar a sua própria respiração sem interferir em seu ritmo! A menos que você pratique esta observação, será realmente bastante confuso observar sem tentar controlar, racionalizar, etc…
Ao relaxar, o corpo produz um hormônio chamado Endrofina (relaxante natural que possui efeito calmante). A Endorfina circulante faz com que o corpo trabalhe em perfeita harmonia, sem bloqueios ou travas, deixando todos os processos fisiológicos mais fluidos e sincronizados. É mais ou menos isso o que acontece quando estamos de férias, relaxando, e conseguimos então sentir uma melhora na digestão, uma respiração mais ampla, o corpo todo mais leve como se estivesse funcionando melhor… como realmente está! E isso não significa que estamos inconscientes, não é?! A sensação é justamente oposta: nos sentimos mais conectados com o nosso corpo, mais presentes, mais conscientes do que está acontecendo conosco…
– Hipnose no HypnoBirthing:
Para evitar que as distrações do ambiente de parto ou da própria mente (preocupações ou medos por exemplo) atrapalhem o funcionamento natural e fluido do corpo, o método propõe algumas técnicas de relaxamento.
Para atingir este estado de relaxamento de forma rápida e eficaz, a mãe (e seu acompanhante de parto) aprendem durante o curso de HypnoBirthing a praticar e atingir este estado através da auto-hipnose, um estado muito parecido com o sonhar acordado. Neste estado, todos continuam plenamente conscientes o tempo todo e inclusive escolhem até onde querem chegar e por quanto tempo querem permanecer neste relaxamento. Tanto é assim que a mãe é perfeitamente capaz de se comunicar e responder perguntas. E, com a prática, ela consegue entrar e sair do estado de relaxamento em segundos.
Uma vez aprendido e praticado em aula, este exercício deverá ser realizado diariamente, em casa, no horário mais conveniente para cada um.
– Visão da Dor do Trabalho de Parto pelo HypnoBirthing:
Com a prática frequente do relaxamento, a grande maioria das mulheres são fisicamente capazes de dar à luz confortavelmente. Isso não significa necessariamente sem dor (embora muitas mães HypnoBirthing experimentam o parto sem dor), mas significa que torna o processo mais suave, tranquilo e corriqueiramente com menor necessidade de analgesia.
– Benefícios do HypnoBirthing para a Mãe:
Os benefícios da HypnoBirthing para a mãe incluem a capacidade dela vivenciar o trabalho de parto e o parto de forma tranquila, totalmente consciente e confortável, na maioria das vezes sem precisar fazer uso de analgesia. Além disso, a prática das técnicas permitem a conexão da mãe com seu próprio corpo o que a ajuda a atender as demandas dele de forma instintiva. Além de diminuir a necessidade de intervenções, esta conexão com o corpo facilita o processo, tornand0-o mais rápido na maioria das vezes.
A ligação pré-natal com o bebê, a melhora do sono e saúde da gestante durante a gravidez e as escolhas informadas sobre o parto são outros benefícios importantes proporcionados pelo curso de HypnoBirthing. A rápida recuperação do parto e o menor índice de depressão pós-parto também foram associados ao método.
– Benefícios da HypnoBirthing para o bebê:
A forma calma e acolhedora de receber o bebê em um parto HypnoBirthig, proporciona uma experiência positiva de nascimento para o pequeno ingressante do mundo extra-uterino. O bebê que não teve de suportar um parto traumático não é estressado. Além disso, a endorfina liberada no corpo da mãe durante o trabalho de parto tranquilo alcança o bebê através da placenta e por isso, o bebê tende a ser mais calmo que os outros.
Quando a mãe aprende a respirar mais profundamente, ela aumenta a quantidade de oxigênio no sangue, garantindo um bom aporte de oxigênio para ela e para o bebê durante todo o processo, além de gastar menos energia e portanto se cansar pouco.
– Envolvimento do companheiro:
O HypnoBirthing apóia o envolvimento ativo de um acompanhante de parto escolhido pela mãe, preferencialmente o companheiro da mãe / pai do bebê. Isso é benéfico para toda a família, pois ambos compartilharão das escolhas (informadas) relacionadas ao parto, bem como se beneficiarão da ligação pré-natal durante a gestação, o que proporciona um estreitamento dos laços familiares.
Durante o trabalho de parto e parto, o acompanhante (preparado para estar tranquilo também) dá o suporte para o trabalho realizado pela mãe (que dá suporte ao trabalho realizado pelo bebê) e portanto é considerado a ponta da “cadeia de apoio”, o “gerente do processo”. É o acompanhante de parto que deve ficar em contato com a equipe de parto e cuida do ambiente em que a mãe está, para poupá-la de distrações. Garantindo o relaxamento dela, o acompanhante de parto garante o sucesso da sua família e participa ativamente de todo o processo.
🙂
Deixe uma resposta